sábado, 9 de maio de 2009

A Responsabilidade Ecológica

O ser humano, como ser racional e espécie dominante, tem como dever proteger tudo aquilo que garante a sua própria continuidade. A Natureza, como meio ambiente e como fonte de vida para o Homem tem de ser preservada e merece toda a nossa atenção e respeito.
Somos, por isso, seres com responsabilidade ecológica, para garantirmos a sobrevivência não só da nossa espécie mas de todas as espécies que povoam o nosso planeta.
Este tema abre espaço ao debate e ao diálogo sobre os factores que põem em perigo a continuidade da existência das espécies terrestres. Sabemos hoje que somos os maiores inimigos de nós próprios. Destruímos grande parte dos recursos da Terra e a ânsia de construir mais e melhor e de controlar não só os nossos actos como também as operações naturais estão-nos a levar ao caminho da extinção. Quando falamos de extinção, compreendemos que é mais do que a extinção do Homem enquanto espécie. Trata-se de uma extinção total de animais, plantas, recursos e qualidade de vida.
Falta-nos a coragem para assumir que erramos todos os dias quando, até nos mais simples actos, prejudicamos a Natureza. Pensemos no desperdício de água, de energia, no uso e abuso do automóvel e, por conseguinte, na poluição atmosférica, no uso de aerossóis e até mesmo na destruição massiva dos espaços verdes que vão dando lugar a urbanizações e actividades industriais de vária ordem.
Os nossos excessos levaram a alterações climatéricas, à destruição de rios e de plantações e ao uso indiscriminado de recursos naturais para fins tecnológicos e produção de bens de consumo rápido.
Somos os únicos seres com capacidade de inovar, recriar, imaginar e construir. Temos de aprender a sê-lo de forma responsável, utilizando o que a Natureza nos dá para produzirmos mais qualidade de vida e garantir a subsistência de todas as espécies animais e vegetais que é, neste momento, uma preocupação premente.
Sejamos responsáveis e actuemos como animais racionais que somos, para que as gerações vindouras possam vir a saber o que é uma baleia, o mar azul e as estrelas no céu.
O nosso ecossistema depende de nós… não podemos mudar o passado mas conseguimos prever, razoavelmente, o que nos reserva o futuro se continuarmos este caminho de desrespeito pela nossa própria condição de seres naturais. Assumamos a nossa responsabilidade ecológica para que, já hoje, possamos começar a mudar o futuro!

Antonino Santos
10º C

Um comentário:

Satrix disse...

Está sem dúvida um texto bem construido, apela de facto ao ponto fraco do ser humano, os sentimentos :P No entanto, não deixo de partilhar da mesma opinião que tu, só há uma questão que me confunde um pouco:

Penso que muitos estão familiarizados com a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, um grande passo a nivel cientifico de toda a humanidade. Mas para quem não está passo a explicar:

-Darwin após intensas observações e de muitos anos de trabalho, de facto foi quase toda a sua vida, chegou á conclusão que as espécies animais não eram de facto criadas por Deus, ou pelo menos a que eles observara não tinham sido. Ele defendia isto porque notou muitas semelhanças em certos animais das mesma espécies e deduziu que de cada geração de seres vivos apenas os mais fortes e com genes influentes sobreviveriam para passar as suas características á sua descendência.
Isto que acabei de dizer foi uma perífrase para: " Desde o principio da vida terrestre que a sobrevivência do mais apto é aquela que voga de tal maneira que muitas espécies só evoluiram porque outras se acabaram por extinguir.

A minha pergunta então é: Será que o humano ao estar intervir no processo de abrandamento ou mesmo abolição da extinção das espécies nãon estará de certa forma a prejudicar também os ecossistemas?

Bem de facto, penso que estamos a extinguilas demasiado depressa e é por isso que a responsabilidade ecológica faz sentido.

Mas o que me faz mais confusão é um dos argumentos que já ouvi para esta pergunta, é errado extinguir espécies porque nunca saberemos as maravilhas que viremos encontrar, pudemos encontrar materiais orgâncios que curem a SIDA ou a nova Gripe A (H1N1), não será este argumento egoísta, é porque de facto não estamos a pensar no bem para os animais mas sim para o nosso próprio bem :S ficamos na mesma

P.S:já agora, Darwin conseguiu provar a sua teoria atraves das pombas e cães, são animais que em apenas três gerações conseguem criar uma nova especie com diferentes carcteristicas dos seus progenitores, eheh da que pensar :P


Mais uma vez espero uma resposta

Cumprimentos,
___________
Satrix