domingo, 30 de novembro de 2008

Artigo 1.º da Declaração

Graças ao seu apelo à dignidade humana e ao seu carácter universal,o artigo 1º surge normalmente como o cartão de apresentação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Qual o conteúdo deste artigo?

As imagens apresentadas foram seleccionadas pela Marina. Ela deixou-nos um leque de imagens impressionantes e por isso a escolha não foi fácil... Com o tempo elas surgirão aqui no blog. Ficamos à espera dos comentários da Marina ... pode ser?

O que sabemos sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem?



A educação para os direitos humanos é também uma educação sobre os direitos humanos e para os direitos humanos. Um dos seus objectivos prioritários é dar a conhecer e promover a reflexão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Aqui ficam algumas questões, muito simples, para testarmos os nossos conhecimentos e, simultaneamente, para pormos em andamento esta nossa conversa virtual. Venham de lá as respostas...
O que é uma declaração?
O que são os direitos do homem?
Porque surgiu a Declaração Universal dos Direitos do Homem?
Quando surgiu? Qual a sua finalidade?
Qual a sua importância?
Ela tem força jurídica?

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O 1º Passo


Artigo 19 da declaração dos Direitos Humanos
Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por qualquer meio de expressão.

Imagem recolhida pela Marta

Hoje dia 20 de Novembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Filosofia, damos o primeiro passo naquele que vai ser um longo caminho a percorrer. Ao longo deste ano lectivo, propomo-nos reflectir e divulgar os artigos que compõem a Declaração Universal dos Direitos Humanos. São eles que nos vão ajudar a desenvolver um olhar mais atento em direcção ao mundo que nos rodeia, onde continuamente eles são desrespeitados e violados. Como bons filósofos, a que aspiramos ser, pretendemos questionar as aplicações e as implicações concretas destes Direitos na vida dos seres humanos ... e com isso aprender e crescer.