quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

10.º E prepara-se para comemorar o Dia dos Direitos Humanos

Na imagem, alguns dos artistas ...
Os alunos do 10.ºE combinam esforços no sentido de dar cumprimento a um dos objectivos centrais da actividade «Os Direitos Humanos em questão», a saber: conhecer e divulgar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que este ano comemora o seu 60º aniversário.
Assim, após a análise dos 30 artigos que compõem esta carta, os alunos empenharam-se na selecção de imagens que, de forma sugestiva, possam ilustrar esses artigos. O resultado encontra-se condensado no pequeno filme que podes ver "aqui em baixo". Este filme vai ser exibido no dia 10 no hall do pavilhão A. Não percas esta oportunidade para conhecer ou relembrar o conteúdo da DUDH. Com a ajuda das imagens escolhidas pelos teus colegas ...

Muitas das imagens escolhidas ficaram "na gaveta". Não faltará oportunidade para as divulgar aqui neste blog. Contamos com os vossos comentários.

Amnistia Internacional

"A sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública [durante o regime de Salazar]. O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos. (...)
A Amnistia Internacional forma uma comunidade global de defensores dos Direitos Humanos, regidos pelos princípios de solidariedade internacional, acção efectiva no caso das vítimas individuais, cobertura global, a universalidade e indivisibilidade dos Direitos Humanos, imparcialidade e independência e democracia e respeito mútuo.(...)
A Amnistia Internacional pretende denunciar as violações de Direitos Humanos de um modo preciso, rápida e persistentemente. Sistemática e imparcialmente investiga os factos dos casos individuais e os padrões dos abusos de Direitos Humanos. Os resultados das investigações são publicitados, e os membros, apoiantes e pessoal mobilizam a pressão pública sobre os governos e outros para acabar com os abusos."
Fonte:
http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=28

Este ano,a Amnistia lançou um Kit para as escolas comemorarem os 60 anos da DUDH.